1ª Caminhada dos Enfermeiros

Aconteceu no último domingo, 30 de Novembro a 1ª Caminhada das (os) Enfermeiras (os) do Espírito Santo. O Percurso foi entre a Praça dos Desejos e o Clube dos Oficiais. Enfermeiros, estudantes, técnicos e auxiliares de enfermagem e seus familiares estiveram presentes no evento, mesmo com a possibilidade de chuva. Momentos marcados por reencontros, lutas, desafios, novas descobertas, alegria e descontração.

A sociedade de forma geral, moradores da região, pedestres, ciclistas, motoristas e motoqueiros foram extremamente receptivos à nossa causa. Apoiaram com aplausos, buzinas, filmagens, acenos e recebendo o panfleto. Foi emocionante e gratificante.

Com isso, fica a certeza de que a valorização e o reconhecimento da profissão passam pela necessidade de estarmos nas ruas, levando ao conhecimento da sociedade a relevância social do profissional Enfermeiro e as incoerências que vivemos nos serviços de saúde. A dicotomia em sermos uma profissão essencial à manutenção da vida e não sermos vistos como trabalhadores, ao paradoxo de estarmos sujeitos a condições desumanas de trabalho, mesmo sendo gente cuidando de gente.

Acreditamos que a categoria começa a despertar para a importância da participação política, organização e união da categoria em prol de salário, jornada e condições de trabalho digno e reconhecimento social. Aproveitamos para convocar a segunda edição do evento, agendado para 17 de Maio de 2015, terceiro domingo do mês.

A Caminhada das(os) Enfermeiras(os) passa a fazer parte do calendário do Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Espírito Santo, sendo um dia de luta, de construir a história e novos rumos para a profissão e para a saúde dos cidadãos.

{gallery}1_caminhada{/gallery}