Com o aumento do número de ocorrências de acidentes de trabalho, de doenças ocupacionais e falhas no processo de garantia da segurança do paciente durante a prestação dos cuidados de enfermagem, o interesse a a preocupação em aprofundar as pesquisas nesta área especifica vem se tornando cada vez maiores.

Conforme o seu estatuto social e por decisão da sua diretoria executiva, compete a FNE organizar a categoria e fomentar o estudo e a melhoria da categoria nas questões ligadas ao trabalho. Com isso surgiu a necessidade de organizar um congresso científico para debater a segurança do profissional de enfermagem enquanto trabalhador, maneiras de diminuir o impacto do stresse, jornada de trabalho e carga emocional, naturalmente vivenciados por esses profissionais no exercício da seu trabalho.

Este evento de caráter científico e não lucrativo, também tem como finalidade promover a atualização da enfermagem, divulgar as ações da enfermagem sobre o tema proposto, dar visibilidade e promover o recnhecimento da enfermagem e estudar problemas cuja soluções irão propiciar um serviço ao público de melhor qualidade e livre de riscos para os pacientes e profissionais.

Com o aumento da presença dos profissionais de enfermagem em novos ambientes de trabalho, como fábricas, refinarias, plataformas de petróleo, no cuidado domiciliar e outros que vão além do tradicional espaço hospitalar de prestação do cuidado, associada ao baixo nível de investimento em preparação dos profissionais frente aos novos desafios e perspectiva, tornou-se crescente o índice de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e falhas no processo do cuidado. Sendo assim de extrema importância para a categoria e para a sociedade, que as entidades de classe atuem e fomentem pesquisas e estudos para reverter esse cenário.

O evento será realizado no centro de convenções de Pernambuco entre os dias 02 e 04 de setembro de 2015, como evento paralelo à realização da 3ª HOSPITALMED (Feira de produtos, equipamentos, serviços e tecnologia para hospitais, laboratórios, clinicas e consultórios). A programação científica contará com palestras, seminários, mesas redondas e workshops acerca de assuntos relacionados ao tema do congresso.

Os trabalhos científicos serão apresentados de acordo com a modalidade escolhida pelos autores após análise e aprovação da comissão científica do congresso garantindo o nível de qualidade e a correlação com o tema proposto.