Fonte:http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/291740_com_greve_de_enfermeiros_hut_cancela_cirurgias_eletivas.html

Por Dulce Furtado

As cirurgias eletivas e os casos de urgência não grave não estão sendo realizadas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) desde a última quinta-feira (03). O motivo seria uma paralisação dos trabalhadores em enfermagem do estado do Piauí que há três meses não recebem o pagamento das gratificações e produtividade, que seria feita pelo município de Teresina, já que os profissionais estão lotados no hospital deste o ano de 2010.
A categoria passou a trabalhar do HUT a partir de um acordo entre o hospital e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) no ano de 2010, e desde então o pagamento da gratificação de urgência e produtividade do SUS, que somam cerca de R$ 400, começaria a ser pago pela prefeitura.

Porém, no inicio deste ano, o pagamento não foi efetivado para os mais de 500 trabalhadores em enfermagem, entre eles técnicos e profissionais. Segundo João Sérgio Moura, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Piauí (Senatepi), a desculpa dada seria que o pagamento é de responsabilidade do Estado. “Nós estamos sem receber já faz três meses e a desculpa dada seria que o pagamento passou para o Estado, e agora é responsabilidade deles”, disse.

A partir disto, os trabalhadores decidiram se mobilizar e paralisar as atividades no HUT por 10 dias, período em que esperam um posicionamento da prefeitura. Caso isso não aconteça, o sindicato oficializara greve geral.

"Esperaremos até o próximo dia 14 para uma resposta e o pagamento de nosso dinheiro. Se não tivermos nenhum posicionamento, entraremos em greve e não iremos mais trabalhar no HUT, porque não queremos trabalhar nessa situação”, finalizou o João Sérgio Moura.

Outro lado
O diretor do Hospital de Urgência de Teresina, Gilberto Albuquerque, justificou ao Portal AZ a situação dos trabalhadores em enfermagem. Segundo ele, atuam hoje no HUT dois grupos de profissionais e técnicos: um da prefeitura e outro do Estado. De acordo com ele, o pagamento dos trabalhadores é feito de forma normal, porem não há nenhum amparo legal que assegure a gratificação.

“A gratificação do HUT para os trabalhadores do Estado surgiu em 2012, e foi sendo pago até o início desde ano, quando foi descoberto que não há nada na lei que garanta esse pagamento. Não há nenhum suporte que assegure esse pagamento por parte do HUT”, explicou Gilberto Albuquerque.

O diretor ressaltou ainda que apenas o grupo de trabalhadores do Estado que estão com suas atividades paralisadas e serão feitas reuniões internas nesta segunda-feira (07) para saber o que será feito em relação aos trabalhares.