No  dia 13 de maio, ocorreu a audiência de julgamento do Dissídio Coletivo dos Enfermeiros, no Tribunal Regional do Trabalho, referente ao período de 2014/2016. Foi garantida a data base da categoria, com  isso o reajuste será retroativo à 01 de outubro de 2014, a  permanência  da Escala especial de trabalho 12x60, dentre outras conquistas. O sindicato ainda aguarda a publicação oficial da sentença normativa para que a categoria seja beneficiada com essas  conquistas junto à justiça do trabalho.

A presidente do sindicato, Andressa Barcellos, comemora a vitória e diz que ainda há muitas lutas para travar com o objetivo de valorizar o profissional Enfermeiro, garantindo jornada e condições  adequadas de trabalho  e o reconhecimento da sociedade para o papel estratégico deste profissional no processo de atenção à saúde.

É a segunda vez, consecutiva, que o Sindienfermeiros precisou recorrer à justiça para garantir a data base e direitos da categoria  que vem sendo explorada nos estabelecimentos de saúde  no Estado. “O que temos presenciado é uma incapacidade dos empregadores em reconhecer a contribuição, valor, essencialidade dessa categoria profissional nos serviço de  saúde, bem como os lucros auferidos aos empresários, fruto da dedicação e compromisso com a vida e dignidade humana, objeto da nossa formação profissional” analisa a presidente do sindicato. Porém, Andressa Barcellos entende que a visibilidade da categoria passa pelo fortalecimento do Sindicato. “Mesmo após 25 anos de trajetória da entidade,  ainda não temos nem 10% dos enfermeiros do Estado sindicalizados. O despertar da categoria para a importância da entidade que atua na defesa dos interesses dos trabalhadores é fundamental para continuarmos combativos e imbatíveis”.