Fonte: http://www.pontagrossa.com.br/76169/noticias-do-parana/secretaria-da-saude-parana-descarta-casos-suspeitos-de-ebola/

A Secretaria Estadual da Saúde descartou ontem os dois casos suspeitos de infecção pelo vírus ebola identificados em Londrina, no norte do Estado. Uma mulher de 46 anos, que veio da Angola, e um homem de 61 anos, que veio do Togo (ambos na África), apresentaram sintomas semelhantes aos da doença, contudo foram diagnosticados com cardiopatia e malária, respectivamente.

A suspeita surgiu porque os pacientes apresentaram mal-estar após voltarem de viagem à África. Atualmente, quatro países do continente registram surtos da doença: Serra Leoa, Guiné, Libéria e Nigéria, que confirmaram 1.013 mortes e 1.848 casos já notificados.

O resultado das investigações foi apresentado durante a reunião da Comissão Estadual de Infectologia, que discutiu as estratégias de prevenção e enfrentamento contra uma possível introdução do ebola no Paraná. A reunião foi transmitida por videoconferência e teve a participação de mais de 600 profissionais de saúde de todo o Estado, entre médicos, enfermeiros, representantes de hospitais, sociedades médicas e secretários municipais de saúde.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o momento é de alerta, pois o risco de introdução do ebola não pode ser desprezado. “Estamos organizando uma retaguarda de atendimento para identificar e tratar precocemente os casos suspeitos”, destacou.

Diferente de outras doenças, o paciente com ebola só começa a transmitir o vírus depois de apresentar os primeiros sintomas. “Isso ressalta a importância da pessoa procurar atendimento médico imediatamente após se sentir mal. Com isso, poderemos evitar novas transmissões”, explica a médica e coordenadora do CIEVS-PR, Mirian Woiski.

Atualmente, a doença não tem cura comprovada e por isso o tratamento auxilia na manutenção do quadro clínico do paciente. Nas próximas semanas, o Ministério da Saúde deve divulgar um protocolo completo sobre o manejo clínico dos casos suspeitos de ebola.

Todos os casos devem ser notificados ao CIEVS-PR por meio do telefone 0800 643 8484, ou pelo site. O material biológico para exames será coletado e encaminhado ao Instituto Evandro Chagas, no Pará.