O Sindicato dos Enfermeiros - ES, exercendo o compromisso social inerente à entidade sindical, se propõe a desenvolver a Primeira Campanha de DOAÇÃO, CAPTAÇÃO DE DOADORES VOLUNTÁRIOS DE SANGUE E CADASTRAMENTO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA em parceria com o HEMOES, de 1º de Setembro a 30 de Novembro de 2015.

O Sindicato dos Enfermeiros - ES, exercendo o compromisso social inerente à entidade sindical, se propõe a desenvolver a Primeira Campanha de DOAÇÃO, CAPTAÇÃO DE DOADORES VOLUNTÁRIOS DE SANGUE E CADASTRAMENTO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA em parceria com o HEMOES, de 1º de Setembro a 30 de Novembro de 2015.

O objetivo  é sensibilizar os enfermeiros e acadêmicos de enfermagem  quanto à importância diária da captação de doadores voluntários de sangue.

Temos o desafio de tornar a captação de doadores voluntários de sangue e medula óssea, parte das ações desenvolvidas em nosso dia a dia, a atuação nesse processo tem papel fundamental na transformação da cultura da população.

A falta do estoque regular de sangue é um problema de saúde pública para os serviços de hemoterapia, que recebem as doações de forma altruísta, pois não existe substituto para esse produto: “Quando a vida depende de sangue, não tem remédio, tem que ter doação”. O que coloca em risco a vida da  população.

Importante ressaltar que o número das doações não acompanham na mesma proporção o crescimento da população que necessita de transfusão.

Nossa profissão tem na sua essência, compromisso com a vida. O papel social que desenvolvemos junto à sociedade é  peça fundamental no processo educativo, na promoção, prevenção e manutenção das ações de saúde. Podendo ocupar o espaço de multiplicadores na captação de doadores voluntários de sangue nas diversas áreas de atuação.

A campanha de captação de doadores voluntários de sangue e medula do Sindienfermeiros-ES pretende ampliar a visão sobre o tema, que apesar de relevante, ainda não esta difundido nem na cultura dos profissionais de saúde, nem da sociedade.

Quem pode doar?

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização formal, por escrito, do responsável legal, em impresso próprio fornecido pelo Hemoes.

O candidato deverá:

- Portar documento oficial com foto;

- Estar em boas condições de saúde;

- Pesar acima de 50 kg;

- Dormir bem na noite anterior a doação;

- Não estar em jejum;

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deverá ser feito após três horas de intervalo. E se for um doador freqüente, é necessário obedecer ao intervalo MÍNIMO entre as doações, 60 dias para homens (máximo de 4 doações ano), e de 90 dias para mulheres (máximo de 3 doações ano).

Onde doar sangue:

HEMOES VITÓRIA - 2ª a 6ª das 7h às 17h30minh

Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, Vitória/ES (27) 3636 -7920 

 

UNIDADE COLETA  DA SERRA - 2ª a 6ª 7h às 15h30

Av. Eudes Scherrer de Souza, s/n, Laranjeiras, Serra/ES (anexo ao Hospital Dório Silva). Tel (27) 3338-7373

 

HEMOES COLATINA - 2ª a 6ª 7h às 12h30

R. Cassiano Castelo, s/n, centro, Colatina/ES  3177-7930 

 

HEMOES SÃO MATEUS - 2ª a 6ª 7h às 12h 30 e aos sábados, de 8h as 12h

Av. Othovarino Duarte Santos, s/n, Parque Washington, São Mateus/ES -  (27) 3767-4135 

 

HEMOES LINHARES - 2ª a 6ª de 7h as 12h30

Av. João Felipe Calmon, 1305, Linhares/ES (27) 3171-4361 

 

HOSPITAL EVANGÉLICO DE CACHOEIRO - Parceiro para Doação no Sul do Estado 

2ª a 6ª de 7h as 16h e aos sábados de 7h as 11h.